Salim Mattar – 10 Segredos de Sucesso

Share on Pinterest

Quando pequeno Salim Mattar tinha o sonho de ser pianista, influenciado por um amigo que sempre tocava. O sonho não foi muito longe depois que Salim contou para seu pai o que ele queria ser quando crescesse.

Seu pai ficou tão bravo que segurou o Braço dele com força, olhou nos olhos dele e na frete dos seus 10 irmãos disse, ninguém nessa casa vai ser pianista, quando você crescer, vai abrir um comércio para você, vai ganhar dinheiro, vai comprar uma casa e vai comprar a maior radiola que tiver no mercado e todos os discos de pianistas que você quiser, mas essa ideia você vai tirar de sua cabeça a partir de hoje ok!

Desde esse dia seu pai ficou um pouco traumatizado com a revelação e todos os dias lhe colocava a mesma questão.

“O que você vai ser quando crescer?”, Ao que ele respondia: “Eu vou abrir um negócio para mim”.

Passaram-se os anos, Salim Mattar foi para Belo Horizonte estudar e começou a trabalhar como office boy de uma pequena empresa de engenharia.

Na sua primeira semana de trabalho, seu chefe pediu para que ele fosse numa empresa de aluguel de carros pagar uma conta.

Ao chegar nessa empresa, Salim Mattar procurou a pessoa a quem ele deveria pagar e ao conferir o recibo na mesma hora viu que era o valor do cheque, seus olhos saltaram ao ver o teor do recibo.

Estava escrito no recibo: uma diária Volkswagen X “moedas da época” foi quando ele fez um calculo simples, se uma diária custava X, um ano seriam 365X.

Ali foi o seu Day 1, com 17 anos de idade, sem fazer pesquisas de mercado, sem nenhum conhecimento na área, ele foi pagar uma conta e naquele momento definiu sua vida.

A partir desse dia todos os sábados de manhã cedo Salim Mattar sentava num banco de concreto na frente da locadora e ficava horas analisando o negócio.

Então em 1973 com 23 anos decidiu montar seu negócio com 6 fuscas financiados, em plena crise do petróleo.

Mas, como bom menino do interior, antes de tudo ele foi se aconselhar com pessoas mais velhas e até mesmo com sua namorada da época.

E para sua grande surpresa todo mundo era contra sua ideia. Todo mundo menos uma pessoa, que foi a pessoa a quem ele propôs sociedade na época.

Contra tudo e quase todos à exceção de seu sócio, Salim Mattar montou seu primeiro negócio de locação de carros e deu certo.

Ganhou dinheiro, aumentou a frota, até que chegou a hora de expandir a empresa, durante o segundo choque do petróleo.

Nessa hora, Salim Mattar foi chamado de louco pela segunda vez, e mais uma vez foi desaconselhado por todos a levar sua ideia adiante inclusive pelo banqueiro que o financiava na maioria de seus negócios.

Mais uma vez, Salim Mattar decidiu seguir em frente contra tudo e quase todos, iniciou a sua expansão pelo nordeste do Brasil, depois pelo resto do Brasil e foi um sucesso.

Nos anos 80, Salim Mattar já era líder de mercado, e mesmo assim não parou por aí. Foram vários conselhos ignorados vezes sem conta, foram vários riscos calculados, mas muitas lições aprendidas e uma história que faz nos dá alento para enfrentar dificuldades e continuar lutando por aquilo que muitas vezes parece surreal aos olhos da maioria.

Salim Mattar, é fundador da Localiza a maior empresa de aluguel de automóveis na América Latina e maior franquedora de serviços brasileira

Estes são os 10 segredos de sucesso de Salim Mattar:

  1. Seja perseverante e não tenha medo do clima hostil
  2. Inspire-se em exemplos de sucesso
  3. Acredite em você
  4. Sucesso não vem de mão beijada
  5. Seja rigoroso no recrutamento
  6. Invista em treinamento
  7. Seja Humilde
  8. Seja ousado
  9. Siga sua intuição
  10. Acredite nos seus sonhos

Espero sinceramente que os 10 segredos de sucesso de Salim Mattar, possam ajudar você a melhorar a cada dia o rumo dos seus negócios como me têm ajudado a mim.

Conheça também: Os 10 segredos de sucesso de Sílvio Santos o apresentador de televisão mais conhecido da TV Brasileira.

Caso tenha gostado do artigo, compartilhe-o nas redes sociais.

Qual foi o segredo de sucesso de Salim Mattar que você mais curtiu? Escreva nos comentários. Vamos adorar saber!