Produtividade: 6 Ladrões que Estão Roubando sua Produtividade

Share on Pinterest

Hoje quero falar de 6 fatores que podem estar comprometendo sua produtividade e que podem estar fazendo você deixar de lado aquilo que mais importa para fazer aquilo que pouco ou nenhum impacto vai ter em seus resultados.

Isso mesmo, este é um assunto muito sério porque nem tudo o que você faz tem o mesmo peso em sua vida. Se você trocar diariamente a peça de fruta pelo chocolate você vai engordar assim como se trocar o trabalho pela diversão, sua conta bancária irá minguar.

Mas antes demais é importante que compreenda que este artigo não trata especificamente de técnicas para se tornar mais produtivo, esse assunto iremos deixar para um outro artigo.

Este artigo, pretende sim esclarecer o porquê de muitas vezes não conseguirmos ser produtivos em nosso dia a dia e para isso eu começo por lhe colocar duas perguntas:

  1. Você realmente deseja ser uma pessoa de sucesso?
  1. O que é que você está realmente disposto a fazer para se tornar um ser uma pessoa extraordinariamente produtiva e bem sucedida?

Acabei de lhe colocar 2 questões!

Uma de resposta fechada e uma de resposta aberta.

Perguntas fechadas geram respostas Sim ou Não. Se eu perguntar a 1000 pessoas se desejam ter sucesso, a resposta só pode ser Sim ou Não e provavelmente todas elas irão dizer que sim.

Já as perguntas abertas pedem respostas mais abrangentes e com mais conteúdo, e fornecem mais informações. Trazem consigo espaço para várias possibilidades de respostas e estimulam o raciocínio e a criatividade.

Eu comecei por lhe fazer esta pergunta porque é importante que você seja claro quanto ao que você realmente quer.

É um grande desafio ser bem sucedido se assim não fosse muito mais pessoas teriam sucesso.

Enquanto que grande parte das pessoas vive de forma passiva, lutando para sobreviver, se lamuriando e reclamando de como a vida pode ser tão dura complicada e injusta.

Um grupo restrito de pessoas vive extremamente ocupado desenhando e desfrutando da vida dos seus sonhos.

Mas este grupo restrito de pessoas a que me refiro não teve sucesso por acaso, essas pessoas modelaram hábitos de outras pessoas que já tinham sucesso e a maioria delas teve de abdicar de velhos hábitos que estariam servindo de travão à sua produtividade e ao seu desenvolvimento.

E são estes travões que muitas vezes comprometem a nossa produtividade e impedem o nosso crescimento que me inspiraram a criar este artigo.

 

6 Ladrões que podem estar roubando sua produtividade:

 

Ladrão de produtividade #1: Distração

distracao

A distração vem no topo da lista, pois para mim este pode ser provavelmente o inimigo numero 1 da sua produtividade.

Cada dia temos mais motivos para nos distrairmos e aquele que podia ser um frutífero dia de trabalho acaba sendo desperdiçado com coisas pouco relevantes.

A dica é trabalhe cada vez que você trabalha, mantenha afastados os problemas pessoais, silencie as notificações do seu celular, saia de suas redes sociais e concentre-se em 2 ou 3 tarefas mais importantes deixando as menos relevantes para o final.

 

Ladrão de produtividade #2: Zona de conforto

produtividade-zona-de-conforto

Zona de conforto é uma expressão muito usada que se caracteriza como um estado psicológico em que a pessoa se sente familiarizada com um ambiente seguro e previsível que gera um baixo nível de ansiedade.

Atenção estar fora da zona de conforto não significa que você tenha que estar sob stress, significa sim que para se desenvolver você tem que se expor a novas experiências a fim de expandir seus horizontes.

A razão pela qual nossa zona de conforto é tão “confortável” é porque não estamos correndo risco algum, ao invés disso estamos aprisionados na interminável e entediante corrida dos ratos.

 

Ladrão de produtividade #3: Resistência ao aprendizado

produtividade-resistencia-ao-aprendizado

Escutei muitas vezes minha mãe me dizendo em criança para eu não ser fechado, na época eu não compreendia, mas hoje isso para mim faz todo o sentido.

A pessoa que está fechada não gera valor, ela não só não transmite conhecimentos já adquiridos como despreza novas informações.

Já as pessoas bem sucedidas são eternos estudantes, pois elas sabem que se pararem de aprender não se poderão continuar a desenvolver pois terão que se contentar com o que já sabem.

A mente que se abre a uma nova ideia jamais volta ao seu tamanho original.

Albert Einstein

 

Ladrão de produtividade #4: Pessimismo

produtividade-pessimismo

Ser pessimista ou conviver diariamente com pessimistas pode afetar profundamente sua produtividade, pois você começa a analisar sua vida de uma perspectiva ingrata, mal comparado é como se você desejasse ver seus sonhos mais próximos, mas tivesse olhando para eles através de um binóculo ao contrário, lá bem distantes.

O sucesso tem mais a ver com mindset do que com qualquer coisa, e se você tiver uma atitude pessimista, é muito provável que a vida o recompense com resultados negativos.

Ao programar seu mindset para o sucesso, você terá uma melhor disposição no seu dia a dia, será mais produtivo e provavelmente irá alcançar seus objetivos mais rapidamente e até mesmo criar novos objetivos mais desafiantes.

 

Ladrão de produtividade #5: Procrastinação

produtividade-procrastinacao

Este palavrão significa deixar para depois o que podia ou deveria fazer no momento, eis alguns indicativos que demonstram que você está procrastinando:

  • Começar o dia realizando tarefas de baixa prioridade.
  • Adiar constantemente a realização de tarefas prioritárias.
  • Dizer que sim a vários pedidos que lhe fazem durante o dia, deixando de lado aquilo que havia planeado fazer nesses momentos.
  • Ler e-mails, consultar as mídias sociais, assistir vídeos, navegar na internet, tudo isso durante o trabalho.

Para combater a procrastinação e não deixar que esta afete sua produtividade, identifique os benefícios em realizar as tarefas prioritárias de sua lista e quais os prejuízos se não o fizer, então assuma um compromisso diário com sua lista de tarefas e não seja tão perfeccionista pois nunca vai haver um momento perfeito num dia perfeito.

 

Ladrão de produtividade #6: Multitasking

produtividade-multitasking

Multitasking é visto como a capacidade que apenas algumas pessoas possuem de realizar várias tarefas simultaneamente.

Porém vários estudos indicam que realizar muitas atividades é, na verdade, contraprodutivo.

Tentar realizar uma série de tarefas ao mesmo tempo é como tentar dirigir vários carros ao mesmo tempo, é impossível! Você precisa sair de um carro para dirigir o outro.

O nosso cérebro funciona de forma semelhante pois ele coloca atenção em apenas uma atividade de cada vez e, quando necessário, muda o foco do interesse, saltando assim de uma atividade para outra.

Vários estudos mostram que indivíduos que têm o hábito de fazer várias tarefas ao mesmo tempo são menos produtivos do que os que se dedicam apenas a uma atividade, pois estes ao estarem focados aumentam sua capacidade de compreensão e decisão.

Não deixe de ler: 3 mitos sobre o sucesso profissional que você não pode ignorar

 

Declare guerra aos ladrões de produtividade e comprometa-se com o sucesso:

Ser bem sucedido requer foco e determinação e como todas as pessoas realmente bem sucedidas seguem padrões semelhantes fica nítido perceber que o sucesso delas não surgiu por acaso

Se você deseja ser bem sucedido, decida qual o seu caminho, trace uma rota e não deixe que nada nem ninguém te impeça de chegar lá.

E você, gostou de alguma dica em especial? Gostaria de acrescentar alguma ideia? Compartilhe conosco nos comentários iremos adorar conhecer sua opinião.